21 de junho de 2010

Dessins sur le mur


"Não obstante, essa determinação em menosprezar a experiência visual sempre veio acompanhada de tentativas igualmente persistentes de dar forma elegante ao mundo material. Muita gente entortou as costas entalhando flores nas vigas dos seus telhados e cansou a vista bordando animais nas suas toalhas de mesa (...)
Parecemos divididos entre a necessidade de atropelar nossos sentidos e nos adaptar anestesiados aos nossos ambientes e o impulso contraditório de reconhecer o quanto as nossas identidades estão indelevelmente associadas ao lugar que vivemos, e junto com ele se transformarão.(...)
A premissa para se acreditar na impostancia da arquitetura é a npção de somos, queiramos ou não, pessoas diferentes em lugares diferentes- e a convicção de que cabe à arquitetura deixar bem claro para nós quem poderíamos idealmente ser."
A Arquitetura da Felicidade- Alain de Botton
***
Para mim, o grafite sempre teve relação com isto, uma resposta ao nosso desejo se dar uma forma elegante ao mundo, mas do que isto, um protesto contra a ideia de que as construções devem ser apenas utilitárias! Tem um outra parte deste livro que ele diz que o homem é incapaz de respeitar um lugar que é apenas funcional (infelizmente não consegui achar este trecho para colocar aqui)! E isto é algo muito verdadeiro, estamos sempre enfeitando as coisas, se uma forma ou outra, as pessoas colocam suas marcas em suas mesas de trabalho, fotos, personalizam a área de trabalho do computador, e agora até o próprio nagevador de intenet pode ser personalizado.
E o grafite é mais uma forma disto, um protesto contra o cinza da cidade, contra a pressão urbana de funcionalismo, e de nos tornar todos iguais.

"(...)somos levados a chamar alguma coisa de bela sempre que detectamos nela aquelas qualidades nas quais nós pessoalmente, ou nossas sociedades de uma forma geral, somos deficientes. Respeitamos um estilo capaz de nos afastar daquilo que tememos e nos aproximar daquilo que desejamos : um estilo que tenha a dose certa das virtudes que nós não temos.(...) "

E para fechar, veja esta matéria da folha: Grafiteira de 11 anos colore ruas de São Paulo

p.s.: Ahh, a primeira foto é no Instituto de Artes da Unicamp, as outras são do centro de Campinas, em 2007, não sei se ainda estão por lar... Mas os grafites do centro são muito legais =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário