29 de junho de 2010

Oração: Ela faz alguma diferença?



Philip Yancey é um escritor contemporâneo importante e reconhecido por tratar de assuntos ligados à fé cristã de forma muito sincera, inteligente e perspicaz. Ele utiliza citações bíblicas e de outros autores cristãos com grande sabedoria, enriquecendo muito seus textos. Além disso, disseca os assuntos por várias perspectivas sem, no entanto, utilizar um tom autoritário.
E isto ele faz muito bem em seu livro “Oração: Ela faz alguma diferença?”
A bíblia com certeza é nosso melhor guia para aprendermos a orar, e a intenção do livro não é substituir este papel fundamental que a bíblia tem. Porém, ele é de grande valia para nos ajudar a entender vários aspectos da oração, e até ampliar nossa visão acerca desta prática tão importante na caminhada cristã. Afinal, quem nunca teve dúvidas quanto a diferença que uma oração faz?
“Escrevo sobre oração como um peregrino, não como especialista. Tenho as mesmas indagações que quase todos têm em algum momento: “Deus está me ouvindo? Por que Deus se interessaria por mim? Se Deus sabe de tudo, que sentido faz orar? Por que as respostas à oração parecem tão inconstantes e até caprichosas? Uma pessoa com muitos amigos orando por ela tem mais probabilidades de sarar de uma doença que alguém que tem câncer e conta apenas com as orações de umas poucas pessoas? Por que Deus as vezes parece tão próximo e outras vezes tão distante? A oração faz Deus mudar de idéia ou muda a mim mesmo?” .”
Ao longo do livro o autor trata com genialidade destas e de muitas outras questões, trazendo na verdade mais pontos para reflexão do que respostas prontas e fechadas. Vale a pena ler!


Um vídeo do próprio Philip Yancey falando sobre seu livro:

(em inglês)

Uma oração do Philip Yancey acerca da própria oração.




Título: Oração: Ela faz alguma diferença?
Autor: Philip Yancey
Editora: Vida
ISBN: 978-85-7367-822-2
Páginas: 424

p.s.: eu publiquei esta sugestão de leitura no site da ABUCamp há algum tempo já.

Um comentário: