14 de fevereiro de 2011

Cisne Negro

Fui ao assistir ao filme sem ler nada espécifico sobre o mesmo, só os muito bons, ou não gostei pelo twitter , facebook e blogs da vida. E foi uma experiência muito boa! Vou tentar não escrever muito aqui para não estragar nada para vocês, mas devo dizer, este filme mereceu os prêmios que já ganhou e merece o Oscar!
~ ~
Ok, agora para os curiosos, ou para quem já assistiu! Eu fui uma bailarina infantil apenas, e nunca fui atriz, portanto não tenho muito contato pessoal com este mundo, mas uma vez conversei com uma menina que fazia artes cênicas na Unicamp, e ela me disse que uma atriz não pode considerar seu corpo seu, ela deve entregar o seu corpo para a arte, ela era apenas um meio para a arte ser consumada. Eu achei isto muito intenso. Ao assistir Black Swan (Cisne Negro) foi isto o que ficou mais forte para a mim, a entrega. A questão da entrega gera muitos conflitos, e é necessário que Nina vença muitas barreira internas para que ela possa se entregar ao seu papel, os conflitos psicológicos são bem intenso (isto é meio agonizante durante o filme). Mas eu gostei da intensidade, do amor reprimido, da paixão, do extremo, as vezes sinto que falta isto, parece que vivemos em uma sociedade de tons pasteis, em que buscamos um equilíbrio (eu mesmo o busco), e as vezes nos esquecemos do poder da entrega completa, da paixão! Existem muito outros aspectos do filme, mas o que mais me marcou foi este: entrega completa, para que então a perfeição possa ser alcançada. E a perfeição traz consigo então a liberdade.

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.    João 8:32

3 comentários:

  1. mas a entrega completa eh sempre boa?

    e se vc se entregar completamente e alcançar a perfeição em algo que pode até tirar a sua vida? justifica? :)

    ResponderExcluir
  2. E se Cristo não tivesse se entregado completamente? A entrega dela, me faz olhar para a entrega de Cristo, e para a entrega que ele me solicita dia após dia...
    Acho que pode se justificar sim, não é impressionante que uma pessoa seja capaz de dar a vida por algo? Mas pode ser que não...

    ResponderExcluir
  3. Sim, se entregar completamente, viver em tons contrastantes (isso é o oposto de tons pasteis? :P) é sem dúvida algo admirável e desejável..

    Mas e a questão do discernimento e da escolha do que devemos nos entregar completamente?

    Digo isso, pois, apesar de admirar a dedicação da personagem no filme, questiono se a entrega total da vida dela pela arte, rompendo relações com a mãe, com as companheiras e principalmente terminando a vida dela é algo bom...

    ResponderExcluir