6 de março de 2011

Centro do Rio de Janeiro

 Bom, meu primeiro dia de Rio de Janeiro foi um passeio pelo centro. Aqui vão algumas dicas:
 1- Use transporte público, ele é mais barato, tem em abundância nos centros, e costuma ser a melhor a solução se você vai gastar um dia inteiro no centro (acho que isto vale para cidades em geral, não só para o Rio de Janeiro). Eu peguei a barca da Ilha do Governado para o centro, e foi um passeio muito gostoso, a vista é linda, e deu para ver bem de perto a Ilha Fiscal, onde está o palácio em que ocorreu a última festa da família real no Brasil. Além disso existe metrô no Rio de Janeiro. Confesso que não o utilizei, mas parece cobrir uma boa área no que interessa para turismo no Rio. (Uma dica, pegue um caderninho de guia do Rio de Janeiro que tem em postos turísticas de distribuição gratuita, ele tem um mapinha do Rio, várias dicas, e mapa do metrô.)

2- Um lugar bom para descer no centro é a Praça XV de Novembro, onde tem uma estátua do General Osório, feita dos canhões paraguaios que foram trazidos para o Brasil após a guerra do Paraguai. Esta praça dá para o Arco do Teles, onde tem umas ruazinhas com a travessa do comércio, prédios muito antigos e geminados de 2 andares, que são uma gracinha, a maioria restaurantes ou barzinhos...
Também está ali perto a Igreja do Carmo  que foi inteira restaurada, reluz como ouro, e é o lugar onde toda a familia real casou, foi batizada, coroada e etc... enquanto o Brasil era o vice-reino de Portugal! Com certeza uma das muitas igrejas do centro que vale apena conhecer.
O Paço Imperial também está ao lado da praça, além do prédio da bolsa de valores.

3- No centro do Rio tem alguns Centros Culturais que vale muito a pena conhecer, são prédios antigos muito bonitos, bem conservados que costumam ter atrações gratuitas ou com preço acessível. Quando fui, visitei o Centro Cultural do Banco do Brasil, e vi uma exposição do Escher que valeu muito apenas! Tem também o do Correios, e a Fundação Casa França- Brasil

4- Outra igreja legal de conhecer é a Igreja da Candelária, uma igreja imensa, onde ocorreu o triste massacre da Candelária, tem contornos de corpos de crianças pintados em volta da igreja (esta parte não é legal).

5-Para almoçar, entre em alguma ruazinha que corta a rua primeiro de Março e escolha algum dos restaurantes que tem por ali, várias opções de preço e tipos de comida.

6-Vale apena andar até a Cinelândia, e conhecer mais uma das praças da centro que é rodeada de prédios importantes, ali tem:
  - a Biblioteca Nacional, um prédio lindo, com o maior acervo da América Latina, que você pode fazer visitas guiadas (e previamente agendadas e-mail: visiguia@bn.br) a 4 reais a inteira. Lá você entenderá o funcionamento da biblioteca, sua história, e verá ainda o lugar que o Carlos Drummond de Andrade se sentava todas as vezes que ia a biblioteca (a mesa 4). Além disso tem uma exposição com vários livros raros, interessantes e curiosos que estão no acervo da biblioteca, para ver esta exposição a entrada é gratuita e não precisa fazer agendamento.
 - o Theatro Municipal, outro prédio impressionante e recém restaurado, que você também pode fazer visitas guiadas (previamente agendadas, a um custo de 10 reais a inteira) para conhecer todo seu interior, a história da restauração e saber mais sobre a história. Além disso tem toda a programação de ballets, concertos e óperas (existem concertos a um preço simbólico aos domingos de manhã).
 - Museu Nacional de Belas Artes  A fachada é linda, e exibe exposições temporárias com temas diversos.
 - O Amarelinho, um restaurante com uma boa comida, onde várias pessoas famosas já comeram, com a vista da cinelândia. O preço não é super barato, mas é bom, considerando a localização.

7- A Confeitaria Colombo é uma ótima pedida para o lanche do final da tarde. É um ambiente lindo, com mais de 100 anos, que registra a belle époque da cidade, com seus grandes espelhos belgas e suas mesas de mármore italiano. Tudo parece muito gostoso, e o que provei realmente era muito bom!


8- Compras: o centro é um ótimo lugar para você comprar camisetas e outras lembranças do Rio de Janeiro, tem uma feirinha perto do Museus de Arte Sacra, onde há várias barraquinhas de camisetas e de chapéus, lá comprei meu autêntico chapéu de turista =) e uma camiseta do Profeta Gentileza, depois me arrependi de não ter aproveitado melhor a região para compras deste tipo. E tem também o Saara, uma região com um monte de ruazinhas que só conheço de ouvir falar, mas que dizem ser bom para comprar porcarias, quinquilharias e etc a preços muito bons!

9- A região da Lapa fica bem próxima do centro, e deve merecer um lista de dicas só para ela, mas eu só passei uma noite lá, portanto digo que é um lugar ótimo para sair de noite e ouvir um samba ao vivo, ou outros estilos musicais, com uma diversidade muito grande de estilos, preços e pessoas! 

p.s.: Para mais fotos veja meu flickr, vou adicionando aos poucos a seleção das zilhões de fotos tiradas

2 comentários:

  1. ai q orgulho!! pesquisou bem hein???
    volta que vamos mais na lapa, e em outros museus que ficaram faltando... hehe
    beijosss

    ResponderExcluir
  2. Rio é a cidade, mana!
    Espero que tenha curtido a Cidade Maravilhosa!

    ResponderExcluir