27 de outubro de 2011

Uma sociedade proselitista

[Se quiser pode pular o texto e apenas ler as tirinhas ;) ]
proselitismo, você sabe o que significa esta palavra? Eu aprendi faz um pouca mais de um mês, mas percebi que já sabia muito antes o que era proselitismo, segundo a dona Wiki:
proselitismo (do latim eclesiástico prosélytus, que por sua vez provém do grego προσήλυτος) é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas a uma determinada causaideia ou religião(proselitismo religioso).
Pois bem, empenho ativista de converter alguém a sua causa, ideia ou religião... Eu diria mais, ao seu estilo de vida. 
Por mais que se falem das diferenças hoje em dia, que elas apareçam aos montes, que existam várias leis para proteger as "diferenças", o que menos existe é um respeito por quem é diferente. Surgem extremistas em tudo quanto é sentido, extremistas religiosos, ateus extremistas, xenofóbicos, homofóbicos... Todos batalhando contra o diferente, contra o outro, para assim garantir o seu estilo de vida. 
O que é isto minha gente? Pessoas de "cabeças abertas" que são incapazes de aceitar os "cabeças fechadas" e vice e versa...
E então eu fico me perguntando o porque de tudo isto, qual a necessidade de homogeinizar as pessoas, qual a necessidade de se querer convercer a qualquer custo... E então eu fico achando que é a pessoa querendo validar seu estilo de vida, como se no meio de tantas diferenças ficássemos inseguros de como vamos levando nossa vida...
Eu sei, eu não sou psicóloga, socióloga, nem nada do gênero, então podem me perdoar a ingenuidade da linha de raciocinio e até a interpretação da palavra proselitismo... Mas é que eu estive pensando nisto tudo...

Agora umas tirinhas do Snoopy que falam sobre isto, para colocar um pouco de cor e graça nisto tudo... Coloquei algumas traduções em baixo feitas por mim mesma, então há chance de terem erros, mas acho que dá para entender a ideia
Eu não posso brigar contra isto
Oh oh. Eu sabia!
É duro saber no que acreditar
Eu penso que você tem um ponto, um ponto de exclamação, Estes fanáticos não tem senso de humor
Estes caras jogam para valer
Ele deve ter dito aquilo muito bem
Eles não podem concondar com nada
Estou satisfeito que ele venceu. Sou sempre a favor do underbird (undergroud...)
tirei deste site aqui: http://www.gocomics.com/peanuts

Nenhum comentário:

Postar um comentário