4 de novembro de 2011

nonaBia

 Eis um evento que eu nem sabia que existia até este ano, Bienal de Arquitetura, e eis que eu fico sabendo ontem as 23 horas que o dito evento está acontecendo, e hoje pela manhã eu pego um ônibus municipal, um ônibus intermunicipal,  um metrô e outro ônibus municipal e chego no dito cujo.

O que alguns meses de arquitetura não fazem com uma pessoa né minha gente!

Mas foi muito legal \o/ Eu gostei de gastar um tempo viajando e ouvindo musica. E depois foi bem massa entrar em contato com São Paulo e toda sua loucura, e desaguar no Parque Ibirapuera. Chegar lá e conhecer coisas que eu nunca tinha ouvido falar. Como foram muitas coisas, e como sou uma iniciante, tudo é legal, novidade e interessantíssimo, por isto vou escolher quatro coisas para contar:






1-  Unsolicited Architecture. Arquitetura não solicitada! Eu ja tinha ouvido falar sobre isto, mas os projetos que vi lá eram muito legais minha gente! Me deu vontade de participar do workshop, mas acho que não vai dar tempo...  Depois posto aqui os 12 passos para uma arquietura não solicitada =)

2- Tel-Aviv a cidade branca. Eu não sabia muito sobre Tel-Aviv, na verdade quase nada, e descobri que a cidade foi tombada como patrimônio da humanidade, e que possui uma arquitetura moderna muito peculiar e por toda a cidade! É tudo muito branco, muito geometrico, com sacadas semi recuadas, e muito influenciada pelos arquitetos Belgas!
Tel-Aviv


3- Bicicleta é o futuro minha gente. Vários projetos e vídeos falando sobre a importância das ciclovias nas cidades, a importância de se educar motoristas e ciclistas e tudo mais... Mais animo para continuar com a minha bike por aí =) Há uns vídeos bem legais de Copenhagen e ciclistas falando sobre como melhorar a questão das bicicletas no transito e tudo mais
Cidade para pessoas


http://cidadesparapessoas.com.br/

4- Arquitetura sem arquiteto: eu, cidadão, me revelo
"...este olhar a casa para lhe perceber como se vive nela, antes de codificar-lhe o tipo ou a forma, traz a estética uma nova dignidade, isto é, veste-lhe a ética" José Forjaz
Moçambique mandou para a bienal um estudo (nao sei que nome dar) da arquitetura sem arquiteto do seu país. Achei interessante, e gostei da frase que abria a apresentação... Precisamos de mais humildade ;)

Um comentário:

  1. eventos por mais cansativos que sejam, quase sempre são interessantes!...
    bem q estava me perguntando como vc conseguiu uma foto de tel-aviv para colocar os pés sobre...

    ResponderExcluir