A verdade minha gente é que se propagam dois desejos: consumir e ser consumido. O marketing, a propaganda e toda a lógica desta nossa sociedade espalham estes dois desejos.
Neste semestre estudei a casa brasileira ao longo da história em uma disciplina, e vi que a grande mudança das casas da elite paulistana do tempo colonial para o tempo da republica foi o consumo. As casas da elite paulista (elite do açúcar) eram chácaras, chácaras produtoras do alimento e outros produtos e além disso abastecia também o centro com alimentos. Já as casas da elite cafeeira eram casas consumidoras, para começar que era construídas com material de construção importados (isto mesmo, tijolos e telhas) e muitas vezes o próprio projeto era importado do França. E existia ao redor disto o consumo de moveis, cortinas, papel de parede, louças e mais uma infinidade de coisas e mais coisas...
Hoje consumimos tudo que há ao nosso redor...
" a
diferença é que nossas casas são Centros de Consumo, enquanto as de
nossas avós e bisavós eram Centros de Produção. Comida, roupas, energia,
insumos, decoração, presentes e objetos de uso eram produzidos nas
casas. Quase tudo o que a família precisava estava ao alcance das mãos -
de habilidosas mãos - que não só produziam, mas também consertavam,
mantinham e adaptavam a novos usos quando algo se tornava
definitivamente irrecuperável.
Olhe
para sua casa, de tudo o que vocês usam, qual é o percentual produzido
por vocês? Quanto da comida, da energia, das roupas, dos ingredientes,
das decorações é fruto de suas mãos? Como estas coisas entraram na sua
casa? Como elas se tornaram parte de sua vida? Qual sua habilidade para
mantê-las sem usar uma empregada, chamar um mecânico, comprar um
substituto ou pagar por um serviço? (...) Atualmente, para obter os meios para ter uma casa e mantê-la equipada,
sacrifica-se o lar. Horas e horas de trabalho exaustivo, empregos
duplos, tráfego insano, filhos o dia inteiro longe dos pais. Para quê?
Para obter o único meio atual de acesso a tudo que um dia nos foi
natural: O Dinheiro. " daqui
Alem disso temos uma grande vontande tambpem de sermos consumido, o que move esta explosão das redes sociais? Porque divulgar nossos pensamento, ações e tudo mais exaustivamente, porque ansiamos tanto por um curtir em uma foto, vídeo, post, etc etc e etc
"Um fenômeno relacionado a esse é a transformação do verbo “curtir”
(“like”, em inglês) que, graças ao Facebook, deixa de ser um estado de
espírito e passa a ser um ato que desempenhamos com o mouse – deixa de
ser um sentimento para virar uma opção de consumo. E curtir é, no geral,
o substituto que a cultura comercial oferece para o ato de amar. (...)
Mas, se pensarmos nisso em termos humanos, e imaginarmos uma pessoa
definida pela ansiedade desesperada de ser curtida, qual é o quadro que
vemos? O de uma pessoa sem integridade, descentrada. Em casos mais
patológicos, vemos um narcisista – alguém incapaz de tolerar em sua
autoimagem as manchas que seriam representadas pela possibilidade de não
ser curtida e que portanto busca uma fuga do contato humano ou se
dedica a sacrifícios cada vez mais extremos da própria integridade com o
intuito de ser curtida.
Curtível. Se uma pessoa dedica sua existência a ser
curtível, entretanto, e se adota qualquer máscara bacana que se mostre
necessária para atingir tal fim, isso sugere alguém que perdeu a
esperança de ser curtido por aquilo que realmente é. E, se formos bem
sucedidos na tentativa de manipular os outros e fazê-los nos curtir,
será difícil não sentir, em algum nível, um verdadeiro desprezo por tais
pessoas, pois caíram no nosso embuste. A pessoa pode ficar deprimida,
cair no alcoolismo ou, se estivermos falando de Donald Trump, concorrer à
presidência (e depois desistir)."
Eu sei que o texto esta longo, mas eu vinha pensando muito nisto tudo, estes dois textos me fizeram pensar em muitas coisas na minha vida, e ainda tenho muitas para mudar, mas hoje assisti o filme Amor por contrato e relembrei tudo isto, então fica a dica da reflexão e do filme...
Imagens: www.weheartit.com (um site fofo, mas que também espelha tudo isto de consumir e ser consumido, assim como o facebook, o twitter e o flickr....)
concordo e olha que edito consumo
ResponderExcluirTambém concordo e consumo. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirmimy, ql o segundo texto que vc usou? a segunda citação...
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