4 de março de 2012

Cenas de um começo de semestre

Eu não sei se será sempre assim, mas a verdade é que nos três semestre de arquitetura, até agora, a primeira semana de aula é inteiramente motivadora. Sério mesmo. Antes não era assim com farmácia, não mesmo. Talvez porque eu não gostasse muito do curso, e com certeza porque os professores de arquitetura tem um quê de filósofos, e de super heróis que faz com que na primeira aula que eles tragam todo um discurso, um discurso de como a arquitetura é, de como a arquitetura se mistura no dia a dia das pessoas, como é importante fazer uma arquitetura consciente, como é complexo, como é lindo e coisa e tal. 

Eles nos motivam a desenhar, a ler, a viajar, a ver arquitetura, a ver a natureza, a desenhar, a ler jornais, ler clássicos, ler quadrinhos, aprender a desenhar linhas, aprender a desenhar pessoas, a ler obras de grandes arquitetos, a entendermos nossa sociedade, a olharmos para a nossa sociedade, a desenhar arquitetura, a desenhar qualquer coisa, a discutir, a ver filmes, a debater filmes, a viajar, a ver uma opera e coisa e tal. Então falam de suas matérias, do que ela é, do que ela não é, de como aquilo tudo é muito importante e fundamental, do papel social do arquiteto e por aí vai...

Mas o mais supreendente foi a pegunta: Porque você escolheu arquitetura? Sim, eu ri, eu confesso, pensei: isto é pergunta para primeiro ano. Mas porque eu escolhi arquitetura? O que mudou neste um ano de arquitetura? (além da minha relação de amor de ódio com o Le Corbusier, umas olheiras a mais, muito consumo de café e grafite...) O que eu penso sobre arquitetura hoje? O que eu aprendi? Pelo o que me apaixonei? Sim, na hora eu suei frio, não estava nada preparada para esta pergunta no segundo ano, mas é justamente aí que ela se revelou tão necessária, um ponto de reflexão na semana, um olhar para trás, para o presente, para o que me espera no futuro. Eu não queria responder em voz alta, diante de professoras e colegas de classes, mas foi na resposta, na reflexão, que muita coisa se encaixou, durante minha fala o ano de 2011 passou mais uma vez diante dos meus olhos, e aquilo me fez muito bem...

Pois bem, agora que venha então o terceiro semestre, que venham todas estas novas e empolgantes matérias. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário