5 de maio de 2012

Quatro Bailarinas em Cena

Analise do quadro: Quatro Bailarinas em Cena, entregue para a disciplina AU110 no primeiro semestre de 2011, achei legal reler, resolvi postar aqui :)
Impressionismo
Degas, Hilaire-Germain Edgar de Gas
1885-1890
Quatro Bailarinas em Cena
Óleo sobre tela

Edgar Degas foi um pintor impressionista, contemporâneo de Monet e Renoir, mas ele pintou muito mais cenas internas do que ao ar livre. Seu grande tema foram as bailarinas, que se enquadram muito bem dentro do Impressionismo e do Romantismo por serem modeladas pela luz do palco, criando muitas possibilidades de demonstrar como a luz constrói o que realmente vemos, e não aquilo que existe. As bailarinas parecem ser compostas por blocos de cores em que percebe-se a presença das pinceladas, sugerindo agilidade. Os rostos não são bem vistos, há apenas indicações das áreas mais escuras, onde estão os olhos e onde o nariz faz uma sombra. Em algumas áreas sombreadas nos seus braços e colos há uma coloração esverdeada que não é comum de se ver em quadros. Mas há mesmo assim uma percepção de volume bem definido. As roupas das bailarinas parecem leves, e realmente parecem estar em movimento. 
O fundo está completamente desfocado, com borrões de tinta que indicam que há mais espetáculo ao fundo, mas todo o destaque é dado às estas quatro bailarinas. Além disso, o fundo é claro, o que vai contra a técnica de usar fundo escuro para sugerir profundidade, mas que passa uma leveza e uma idéia de continuidade. Como há uma bailarina saindo do quadro, e as outras três não aparecem por inteiro, há a forte impressão de se registrar um instante, sem uma composição formal. Inclusive, colocar um movimento para fora do quadro é algo extremamente incomum, pois as regras de composição dizem que deve haver espaço livre quando há a indicação de um movimento, no sentido do movimento, para que os olhos dos apreciadores fiquem no quadro, e não busquem algo fora dele. Esta dinâmica diferente na pintura faz com seu olhar acabe ficando em círculos: primeiro você vê a bailarina saindo do quadro. Então retorna para a outra bailarina que estão com o braço levantado e se dá conta que ele representou até mesmo o seu braço em 2, 3 ou 4 lugares diferentes, indicando um borrão, como se estivesse fotografando a cena, e a bailarina se movesse mais rápido do que o abrir e fechar do obturador. Então seu olhar se volta para a bailarina mais escondida, e por último completando o circulo vê-se a bailarina que está com a mão na cabeça. Algo que me intriga um pouco neste quadro é porque logo a bailarina com vestimenta diferente é que a sai do quadro. Como fiz ballet alguns anos da infância, sei que a bailarina com roupa diferente costuma ser a solista, a personagem principal da peça. Aqui não se pode ter certeza sobre isto, mas se ela realmente é a principal, é interessante que a tenha feito meio dentro e meio fora do quadro, deixando a ela o papel principal de demonstrar que aquela cena é apenas um instante. Eu escolhi esta obra para analisar, pois pude contemplá-la no MASP ao vivo e em cores, e fiquei muito impressionada por como será impressionista, sem ser realistas. Mas ao mesmo tempo transmitia muita emoção, movimento e leveza. O que achei bem distinto dos outros impressionistas, que conseguem demonstrar a natureza de forma muito sublime, e trabalhar a luz e a core de forma impressionante, mas que poucas vezes trabalham com a luz e a cor em movimento. E Degas soube fazer isto de forma deslumbrante. Consultei: A história da Arte - Gombrich Site do Museu de Arte de São Paulo: http://masp.art.br/masp2010/acervo_detalheobra.php?id=250 

Um comentário:

  1. Oi Mi!!! Saudades de você, precisamos ir visitar vocês!
    Ri demais esses dias com seu comentário sobre o Neymar e depois ver que seu irmão estava te trollando, rsrsrsrsrs... É pra isso que servem os irmãos!!
    Gostei muito do seu post, o quadro é muito bonito! Meu pintor favorito é Monet e realmente esse estilo expressa muito a minha mente, poderia dizer até a minha vida!
    Mi, eu deixei um selinho pra você lá no meu blog! Passa lá depois...
    Beijo com sabor de saudades...

    ResponderExcluir