10 de novembro de 2010

Manhã como um quadro

"Mas sorri da festa do dia. Pedro Bala vira-se para ele e surpreende seu sorriso. A cidade está alegre, cheia de sol. Os dias da Bahia parecem dias de festa, pensa Pedro Bala, que se sente invadido também pela alegria. Assovia com força, bate risonhamente no ombro de Professor. E os dois riem, e
logo a risada se transforma em gargalhada. No entanto, não têm mais que uns poucos níqueis no bolso, vão vestidos de farrapos, não sabem o que comerão. Mas estão cheios da beleza do dia e da liberdade de andar pelas ruas da cidade. E vão rindo sem ter do que, Pedro Bala com o braço passado no ombro de Professor. De onde estão podem ver o Mercado e o cais dos saveiros e mesmo o velho trapiche onde dormem.
Pedro Bala se recosta no muro da ladeira e diz a Professor:
-- Tu devia fazer uma pintura disto... É porreta.
A fisionomia do Professor se fecha:
-- Eu sei que nunca há de ser...
-- Que?
-- Tem vez que me topo pensando... e Professor mira o cais lá embaixo, os saveiros parecendo brinquedos, os homens miúdos carregando sacos nas costas.
Continua com a voz áspera como se alguém o tivesse batido:
-- Eu penso fazer um dia um bocado de pintura daqui...
-- Tu tem jeito. Se tu tivesse andado pela escola...
--... mas nunca pode ser um troço alegre, não... (Professor parece não ter ouvido
a interrupção de Pedro Bala. Agora está com os olhos longe e parece ainda mais
fraco.)
-- Por quê? - Pedro Bala está espantado.
-- Tu não vê que tudo é mesmo uma beleza? Tudo alegre...
Pedro Bala apontou os telhados da cidade baixa:
-- Tem mais cores que o arco-íris...
-- É mesmo... Mas tu espia os homem, tá tudo triste. Não tou falando dos rico. Tu sabe. Falo dos outros, dos das docas, do mercado. Tu sabe... Tudo com cara de fome, eu nem sei dizer. É um troço que sinto... "
Capitães da Areia, Jorge Amado (pg 118-9 da 43´ª edição)

As vezes, eu me pergunto, o que é a existência a humana né, tanta dor, tanta desigualdade, tantas causas pelas quais lutar, o que é tudo isto?
As vezes um dia parece belo, mas a beleza não é o bastante para afastar a realidade dura, outras vezes a beleza (Graça) do dia é o que basta...

p.s.: logo mais tentarei colocar coisas próprias, mas as vezes, as coisas dos outros é que dizem o que queremos dizer =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário