16 de maio de 2011

Presente é o ponto no qual o tempo toca a Eternidade

Imagem daqui

".. a eternidade em si é aquele ponto do tempo que eles chamam de Presente. Pois o Presente é o ponto no qual o tempo toca a Eternidade. Apenas com o momento presente os humanos tem uma experiência análoga àquela que o nosso Inimigo tem da realidade como um todo; somente nele eles possuem a liberdade e a realidade(...) 


Em uma palavra, o Futuro é, de todas as coisas, aquela que menos se assemelha a Eternidade. É a parte mais temporal do tempo - Pois o Passado esta congelado, não flui mais, e o Presente está eternamente iluminado. É por isso que damos o nosso apoio amaquinações racionais como a Evolução Criativa, o Humanismo Cientifico ou o Comunismo, os quais fazem com que o homem se apegue ao futuro, ao próprio âmago da temporalidade. Desse modo, todas as falhas humanas tem suas raízes no futuro. A gratidão tem os olhos no passado e o amor no presente; o medo, a avareza a luxúria e ambição tem os olhos no futuro. Não pense que a luxúria é exceção. Quando se obtém o prazer no presente, o pecado ( que é a única coisa que nos interessa) já cessou. (...) 


Obviamente, o Inimigo deseja que os homens pensem também no futuro - apenas o suficiente para planejar agora os atos de justiça ou caridade que provavelmente farão amanhã. A tarefa de planejar as tarefas do dia seguinte é tarefa do dia de hoje;(...)" 


Trechos da 15ª carta de Cartas de um doabo a seu aprendiz de C.C. Lewis

Um comentário:

  1. "o Presente é o ponto no qual o tempo toca a Eternidade" é simplesmente minha frase predileta. Até falando como um diabo, Lewis é demais. <3

    ResponderExcluir