23 de janeiro de 2013

6 Dicas: Aprenda mais sobre fotografia

Bom, o post é longo, mas vou deixar aqui algumas dicas para aqueles que desejam aprender mais sobre fotografia.

no espelho

1.) Tenha uma conta em alguma rede de compartilhar fotos, como Flickr e descubra grupos, outros fotógrafos (amadores ou profissionais) e então expanda seu mundo.

2.) Continue expandindo seu mundo e seu repertorio, pesquisando fotos de outros grandes fotógrafos.

Indico a coleção Photo Poche, que é uma edição francesa que possui algumas traduções para português, na biblioteca da minha faculdade tem quase a coleção toda (mais de 100) e descobri muitos fotógrafos legais através desta coleção, em fotografia é sempre legal estudar por referência. 
Uso muito o pinterest para guardar estas referências de maneira ordenada, é um lugar que sempre posso voltar a ver o que já "guardei" e encontrar coisas interessantes.

3.) Leia e siga blogs e outras revistas virtuais sobre isto, existem muitas na internet, para vários públicos, vou deixar aqui algumas que eu visito bastante:

-http://www.lomogracinha.com.br/ Traz dicas de flickrs, fala sobre lomografia, traz inspirações e outras coisinhas bonitinhas do mundo da fotografia.

-Revista OLD, se não estou enganada é uma revista trimestral, que possui um formato bem legal, traz entrevistas e portfólios  de fotógrafos principalmente. Aqui está o numero 1 da revista: http://issuu.com/felipeabreu/docs/old_i

-http://www.dicasdefotografia.com.br/ Dicas de fotografia, sobre equipamento, técnica, composição e etc e tal, eles tem uma apostila bem legal para quem está começando a se aventurar no modo manual 

-

4.) Participe de oficinas de fotografia

Para quem não sabe a secretaria de cultura do estado de São Paulo tem um programa de oficinas culturais gratuitas, tem em muitas cidades do interior, várias nas capitais, e em muitas delas rolam oficinas de fotografia, desde as básicas até algumas com temas mais avançados, ou sobre algum fotografo especifico o site aqui: http://www.oficinasculturais.org.br/

Além disso, tem oficinas deste tipo em vários lugares, como nas universidades publicas, dê uma procurada a sua volta. Eu fiz algumas destas oficinas, o que foi muito bom, conhecer pessoas que estavam aprendendo também, participar de saídas fotográficas e depois ouvir os comentários do professor são experiências sempre bem legais. 


5.) Cursos onlines e gratuitos.
Aqui vou deixar quatro cursos online e gratuitos sobre fotografia, são de universidades estrangeiras, portanto são em inglês, eu estou fazendo apenas um deles, mas os outros eu dei uma olhada e parecem ser bem legais.

CS 178 - Digital Photography. Oferecido pela faculdade de Stamford, você tem acesso a todas as leituras, aos exercícios e também ao resultado do que os alunos que cursam a disciplina lá fizeram. Estou achando muito bom, pega bem pesado na parte técnica, explicações físicas sobre as lentes, sensores e tudo mais, mas também tem história da fotografia, e composição.  Quem quiser ver o resultado dos meus exercícios pode entrar na minha galeria do flickr

PhonarPhonar - [fo-'när] is a free and open undergraduate photography class run byJonathan Worth andMatt Johnston from thephotography team at Coventry University in the UK .  
Sobre este curso, eu apenas dei uma olhada geral, mas o material parece ser bem interessante, e também tem exercícios, mas parece que quem estiver fazendo a distância pode participar mais deste curso do que do outro. Pretendo fazê-lo também quando acabar o outro.


Digital Photography. Este parece ser um curso de Havard sobre fotografia digital, para se entender os modos automáticos da câmera, e a aprender usar o modo manual também. Também existem algumas aulas sobre softwares de edição. Este curso tem os vídeos das aulas e os slides.


Sensing Place: Photography as Inquiry Este é um curso do MIT mais voltado para a questão de como usar a fotografia para estudar o espaço. São apenas vídeos no iTunes.


Untitled

6.) Por último, e o mais importante, FOTOGRAFE! Fotografe com a câmera que você tiver, onde estiver, explore, experimente e descubra mais sobre o que gosta de fotografar etc e tal :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário