22 de setembro de 2013

Antologia recente: Viajar

Já fazem uns dois meses que aterrizei, mas voltar é outra coisa... E somente agora aqui estou. E vou falar de alguns livros que no último ano por diversos motivos chegaram a mim e tinham todos um mesmo tema de fundo: Viagens!

Tentarei (?) Escrever de acordo com a data de leitura, mas é lógico que tudo se misturou na minha cabeça.


Relato de um naufrago - Gabriel García Márquez

"Durante a viagem eu sentia fome e sede."
Bom, este livro eu li muito mais por ter sido escrito pelo meu querido Gabo :) E não é bem uma história que dê muita vontade de viajar, pois é um tanto trágica, apesar de fascinante.










As Cidades Invisíveis - Italo Calvino
 Eu li este livro por conta da disciplina de urbanismo que fiz ano passado, e como estudante de arquitetura e urbanismo foi uma delícia, todas as cidades presentes e os tons de surrealismo que Italo Calvino criou tão bem! Me apaixonei! São os relatos de Marco Polo, depois de uma viagem de mais de 30 meses, para o Grande Khan em Cambaluc, atual Pequim.
"-Viajando percebe-se que as diferenças desaparecem: uma cidade vai se tornando parecida com outras cidades, os lugares alternam formas ordens distâncias, uma poeira informe invade os continentes. O seu atlas mantém intatas as diferenças: a multiplicidade de qualidades que são como as letras dos nomes." 
Seriam infindáveis trechos sobre viajar e conhecer cidades geniais, vale muito a leitura! 

A viagem do oriente - Le Corbusier
Comprei este livro, porque bem, quando se estuda arquitetura é bom que se leve a sério Le Corbusier, e eu nunca fiz isso, e este livro me atraiu por ser ele jovem, com então 23 anos e viajando, pensei que ali ele não seria tão pretencioso como me parecia, e foi o início de uma jornada para fazer as pazes com ele (que terminou aqui). Mas não sei se recomendo a leitura dele, no começo estava legal, mas verdade é que não consegui terminar :P
"VIAJANDO ASSIM LONGOS MESES, EM PAÍSES SEMPRE NOVOS" - indagavam em Berlim duas simpáticas compatriotas- "será que vocês não embotarão suas capacidades de admirar, tirarão o frescor de suas emoções e verão as coisas apenas com um olhar um pouco desiludido, um pouco blasé?(...) Agora partem para o Oriente; imaginamos que suas intenções são nada perder do que a estrada oferece à direita e à esquerda... Quantas impressões então, diversas e múltiplas!... Nossa pergunta tem razão de ser, não nos levem a mal.
(...)
-Não, minhas céticas senhoritas, não se fica blasé ao viajar. Fica-se apenas um pouco aristocrata nos amores, o que é um mérito, acreditem, nestes dias em que tudo se socializa, e sobretudo para um leitor de La Sentinelle."

Memorial de Isla Negra - Pablo Neruda

PRIMEROS VIAJES
"Cuando salí a los mares fui infinito.
Era más jovens yo que el mundo entero.
Y en la costa salía a recibirme
el extenso sabor del universo.

Yo no sabía que existía el mundo. "

Poesias autobigráficas de Neruda, que por ter viajado tanto, fala de conhecer outras cidades, de saudade, de estar longe, de voltar. E de tantas outras coisas também.


 Conejo de Viaje - Liniers

Este livro comprei em Buenos Aires, eu queria TODOS  os livros do liniers, e por não poder levar todos, e não poder me decidir, levei este que não era parte da coleção, mas que me atraiu, porque são desenhos que ele de fato fez durante suas viagens, e desde que fui para Salvador, sempre me frustro achando que deveria desenhar mais em viagens, uma coisa a aprender! 


Cómo viajar sin ver - Andrés Neuman
Este livro comprei durante uma viagem, pelo motivos óbvios, me atraiu esta redundância de tema!
Me deu vontade infinita de conhecer mais a America Latina!

"Cuando me comunicaron el itinerario de la gira del Premio Alfagura, lamente no tener más tiempo para conocer cada lugar. Pero después pensé: no se trata de eso? No estaré por experimentar, sin haberlo planeado, una hipérbole del turismo contemporáneo? Y si esa velocidade pudiera ser también una ventaje? Cuando nos resulta imposible una mirada exaustiva sobre un lugar, sólo nos queda mirarlo com el asombro radical de la primera vez."





Nenhum comentário:

Postar um comentário