2 de novembro de 2009

Por que ler.... Mateus


Bom, de uns tempos para cá eu voltei a escrever um "diário" com minhas reflexões, sentimentos, duvidas, orações, leituras e o que mais der na telha de escrever, escrever é de certa forma uma terapia para mim.... E tenho refletido muito encima de Mateus! Passarei a colocar aqui as minhas reflexões do livro de Mateus... Hoje colocarei um inicio, e uma ideia sobre os capítulos 1 a 4, não é assim um estudo, são as minhas reflexões pessoais... Espero que de alguma forma te ajude a ler Mateus, ou te edifique!


Mateus, ou o Evangelho segundo Mateus, é o livro que abre o Novo Testamento da Bíblia. Dizem que foi escrito para judeus pois o tempo todo Mateus declara que Jesus cumpriu o Antigo Testamento... Mas ao mesmo tempo, logo no inicio na narrativa temos Mateus mostrando três estrangeiros prestando adoração a Jesus, logo Jesus não veio apenas para Israel, veio para todo aquele que aceitar a sua palavra. E existem várias referencias a isto ao longo da narrativa.

Reflexão do Capítulo 1 ao 4 *Jesus O Filho de Deus*

O Evangelho de Mateus é aberto com uma genealogia que vai desde de Abrão chegando a Jesus. Ok, a maior parte das pessoas não gostam muito das genealogias da bíblia, mas há palavra e ensino através delas! Eu não acreditava nisto, mas ao estudar Mateus percebi que a genealogia mostra duas coisas bem interessantes (devem e provavelmente existe mais, mas foi isto que percebi no texto). Primeiro, nesta genealogia encontramos 5 mulheres, o que é bastante incomum já que as genealogias costuma apresentar apenas os homens. E as mulheres apresentadas na genealogia mostram que a história de Jesus inclui todas as pessoas, principalmente as desprezadas pela sociedade. As mulheres são: Tamar, que se fingiu de prostituta e enganou o sogro para poder ter um filho (Genesis 38); Raabe um prostituta estrangeira que auxiliou os espias quando eles chegaram na terra prometida e foi poupada por isto (Josué 2:1-21 e 6:16-25); Rute uma viúva também estrangeira (Rute); Bate-Seba mulher de Urias que gerou Salomão do rei Davi (2 Samuel 11-12:25 e 1 Reis1-2:22) e por fim Maria uma jovem virgem que se achou gravida da Espiríto Santo (Mateus 1:18-24). Isto é simplesmente maravilhoso, mulheres estrangeiras ou com vidas que certamente não são um modelo de moral fazem parte da história de Jesus, demonstrando que Deus restaura e inclui as pessoas!Segundo, a genealogia menciona o exílio na Babilônia mas não menciona o retorno, para indicar que o verdadeiro retorno ainda não aconteceu.

Outro aspecto muito interessante que apenas neste 4 capítulos iniciais a palavra cumpriu aparece no mínimo 6 vezes (pelas minhas contas) e há pelo menos 7 citações diretas ao Antigo Testamento que acompanha estas palavras sobre o cumprimento. A idéia é provar que Jesus é o Messias que era esperado pelo podo Judeu. E tudo isto é introduzido contando a história do nascimento de Jesus, a visita dos magos do oriente, sua fuga para o Egito, a volta para Israel a preparação do caminho por João Batista, seu batismo e os 40 dias no deserto, e o começo do seu ensino.

Tudo isto vai construindo e evidenciando a condição de Jesus enquanto Filho de Deus, e é apresentada de forma completa no seu ápice com a voz que sai dos ceús e declara "Este é meu filho amado, em quem me agrado" (Mateus 3:17). Concluí então que Jesus veio ser o filho que Israel não foi, e podemos perceber vários paralelos entre a história de Jesus e a história de Israel, como a fuga para o Egito, o retorno para Israel, 40 dias no deserto e os 40 anos no deserto.

No quarto capítulo vemos a forma como Jesus reage a tentação do Diabo, de forma extremamente humana, sem grandes poderes e eventos tempestivos, mas dando respostas da fonte de vida e verdade, a Bíblia. O Filho de Deus é homem. Temos inicio do ministério de Jesus, mostrando que ele teria discípulos e que sua missão envolve cura e ensino. De certa forma os versículos de 23 a 25 resumem seu ministério até a cruz.

O que eu tirei de reflexão e aplicação para minha própria vida foi a questão de ser filha de Deus, e me alegrei bastante ao ver que tenho um guia que foi o perfeito Filho de Deus para poder aprender =D Pensei bastante também na minha relação com meu pai e minha mãe, mas isto já é bem mais pessoal, e não há nestes textos indicações sobre isto....

O que você pensa sobre ser filho de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário