25 de julho de 2010

Acabou-se o que não era doce

Ok, eu decidi que não importa o que acontecer, quando terminar este semestre eu me considerarei formada em farmácia! Não do jeito tradicional, com diploma na mão, beca e aquele chapéu estranho, mas considerarei esta uma fase concluída na minha vida.
Para começar eu não acreditava que passaria em Farmácia na Unicamp, um curso super concorrido, e eu vinha de escola pública, e meu cursinho não era de marca. Mas, contrariando várias estatísticas, eu passei! Foi um momento feliz, eu pulei, eu berrei, fui pintada, jogaram café em mim e eu aceitei tudo isto com uma alegria grande. Mas, e o que fazer depois? Eu nunca soube o que eu seria como farmacêutica, eu esperava descobrir ao longo do curso, imaginava que seria algo com pesquisa, pesquisa com Doenças de Chagas para ser bem exata, mas eu não tinha muita certeza....
Aí passou o primeiro semestre, e eu quis surtar, para trabalhar com pesquisa você deve ser um bom aluno, mais que isto, você deve ser uns dos primeiros da sala, e eu não estava nem no meio. Eu não tinha muita vontade de estudar, e quando estudava, meu estudo não rendia, e eu ficava estressada e não tinha vontade de estudar mais... Aí, foi terrível, eu queria desistir, mas é tão ruim prestar vestibular, que adiei a decisão. Pois bem, chegou o segundo semestre, me apaixonei por fisiologia, mas não passei em Química Orgânica, meu mundo caiu, eu chorei na frente da professora, do namorado, do pai, da mãe, do motorista e do cobrador. Eu chorei muito, pois eu tinha tentado tanto.
As férias foram um tormento terrível, o que fazer da vida? Mas pelo sim pelo não, voltei pra faculdade, peguei algumas matérias, peguei psicologia da educação, e me apaixonei por psicologia, mas me apaixonei por bioquímica também, e por química orgânica. Na verdade, os professores eram apaixonados pelo que ensinavam, e eles me contaminaram.
E então, descubro que minha professora de bioquímica trabalhava com Doença de Chagas, pronto, foi um momento de ápice! Ela me aceitou no laboratório dela, eu escrevi um projeto junto com ela, minha bolsa não saiu, mas continue o projeto mesmo assim. O mundo parecia conspirar para que eu virasse Farmacêutica, ou não....
O próximo semestre foi muito chato, todas as meterias eram chatas, e eu não queria estudar, e eu não tinha muito tempo também para estudar, e foi um semestre amargo. Talvez o mundo não conspirasse para que eu fosse Farmacêutica, talvez eu não quisesse ser uma...
Amargas férias de verão recheadas de dúvidas, sai a minha bolsa de iniciação científica, outro fato que eu considerava impossível (alunos com reprovações não costumam conseguir bolsas). Mas eis aí, no final das contas, eu passei em Farmácia, eu trabalhei com Doenças de Chagas, e meu projeto é bem interessante e vai para o Congresso de Doença de Chagas.
Olhei para tudo isto, e vi que eu consegui quase tudo que eu queria com a Farmácia, e me senti satisfeita, e me senti pronta para encerrar aqui. Não consegui descobrir o que fazer depois com este curso, e por isto mesmo que vou parar. Vou parar e fazer algum outro curso que eu me vejo trabalhando depois.
Afinal, o importante é ser feliz e pagar o aluguel.

Não que alguém tenha perguntado, mas sei lá, eu quis escrever isto aqui.

2 comentários:

  1. Bom, antes de tudo valeu pelo comentário no meu blog. :)
    Parece que vc passa, ou passou, por algo parecido que eu mesmo, né!? Tô achando que essa insatisfação com curso é uma geral na Unicamp. Claro que poucos chegam ao ponto de trancar.. mas sei lá, como vc mesmo dise, quando aparece um professor que tem paixão pelo que faz as coisas caminham inclusive pra você. Mas não são todos assim, não mesmo.. pelo menos comigo.
    Mas como vc tbem mesmo disse: o que importa é ser feliz e pagar o aluguel. E não tenha pressa pra terminar outra faculdade. (ahh, esqueci de contar, eu já tranquei um curso na Unesp 4 anos atrás.. sei como é). O importante é encontrar algo que te faz feliz. O resto é só barulho de fundo. Boa sorte aí! ;)

    ResponderExcluir
  2. "Afinal, o importante é ser feliz e pagar o aluguel." Sabia escolha XD

    ResponderExcluir