23 de novembro de 2010

Sobre gula e consumismo

 Segundo a Dona Wiki:

Gula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou intoxicantes.
Para algumas denominações cristãs, é considerado um dos sete pecados capitais. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça. Ela seria controlada pelo uso da virtude da temperança. Entretanto, a gula não é considerada um pecado universalmente; dependendo da cultura, ela pode ser vista como um sinal de status.
p.s.: imagem: A gula demonstrada por Hieronymus Bosch em detalhe de The Seven Deadly Sins and the Four Last Things.


Consumismo é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.



***

Eu estive pensando sobre o consumismo... Este foi o primeiro ano da minha vida que ganhei algum dinheiro de forma constante como fruto do meu trabalho. E este também foi o ano que comprei mais livros do que pude ler, e que gastei dinheiro com coisas que a antiga Yasmin super ponderada e econômica nunca gastaria. Mas eu fiquei mesmo assustada ao perceber o espaço que o consumo em si tomou conta dos meus pensamentos... E isto me entristeceu muito, pois percebi que estes pensamentos me afastavam do que deve ser o meu alvo, buscar o Reino antes de tudo.Graças a Graça de Deus, isto não é algo super patológico na minha vida, Ele me mostrou o quanto isto estava desregulado antes de eu me endividar, ou de acontecer algo extremo, mas este processo foi doloroso, é sempre doloroso perceber onde estamos em falta...
E no meio das minhas orações e reflexões sobre o tema, eu percebi que consumismo não é a mesma coisa que amor ao dinheiro, é algo bem diferente, pois a pessoa consumista não fica encantada com o dinheiro em si, ela gasta tudo, pois na verdade o que ela quer é mais objetos, é sempre mais de alguma coisa, e nem precisa ser também no sentido de acumulação, ela pode dar tudo depois para outras pessoas, a questão é o mecanismo do consumo em si...
E pensando sobre isto, eu cheguei a humilde conclusão que o consumismo é mais parecido com a gula, é uma questão de um desejo insaciável, onde não existe espaço para bom senso e auto-controle (opsss, já comprei...). No consumismo, como na gula, existe uma falta de contentamento constante (o que já totalmente contra os ensinos de Jesus sobre estarmos contentes em Deus).

Um comentário:

  1. eu concordo . 2010 foi um ano super importante entre o consumismo ,o consumo e o necessário. Valeu!
    Re,
    a madrinha

    ResponderExcluir